Registro de Imóveis de Curvelo-150 anos
150 anos do Cartório Registro de Imóveis de Curvelo: história de realização de sonhos e apoio ao desenvolvimento da região
Há 150 anos, celebrados no dia 22 de março deste ano, o cartório de Registro de Imóveis de Curvelo participa da realização do sonho da casa própria e do desenvolvimento, não só do município, como da região. A longevidade faz com que a história do cartório se confunda com a história de Curvelo e o torna um dos mais antigos do estado. Ao longo dos anos, a serventia acompanhou o desenvolvimento tecnológico e, agora, olha para um futuro digital, garantindo agilidade e segurança jurídica e de dados.
“Desde que assumi o Registro de Imóveis de Curvelo buscamos atender da melhor maneira as demandas da comarca com foco no avanço tecnológico e primando pela segurança jurídica”, considera a Oficiala Fabiane de Souza Rodrigues Quintão.
Nas comemorações, realizadas durante o ano de 2023, o Cartório de Registro de Imóveis de Curvelo apresenta o Selo dos 150 anos, elaborado para marcar simbolicamente a data.
O Registro de Imóveis de Curvelo de hoje
Desde 1873, já se contabilizam transcrições de mais de 90 livros com os registros. Atualmente, a Comarca abrange grande área territorial, nos municípios de Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Morro da Garça e Presidente Juscelino. Os principais serviços oferecidos pelo Cartório são registro de imóveis e expedição de certidões, com a média de mais de 19 mil atendimentos/ano.
O resultado se deve ao investimento na melhoria dos processos, com a utilização de novos softwares e computadores, que tornaram o atendimento mais ágil e, especialmente, mais seguro.
Vale lembrar a relevante parceria contínua entre o Poder Judiciário, via Direção do Foro de Curvelo, sempre buscando as melhores alternativas para solucionar as demandas dos usuários.
Atualmente, o cartório trabalha focado na viabilização da Regularização Fundiária Urbana (REURB), para garantir a normatização dos imóveis. O trabalho já promoveu liberação de núcleos nos municípios Morro da Garça e Curvelo, entregues no fim de 2022.
Premiações
O Cartório de Registro de Imóveis de Curvelo acumula três reconhecimentos de excelência em gestão, conferida pelo Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) nos anos 2018, 2021 e 2022, na categoria Ouro
Em 2022, foi reconhecido como um dos cartórios mais inovadores do país, recebendo o Prêmio PQTA Especialidades – Edição Cartório Digital. Entre
os mais de três mil cartórios mineiros, foi um dos quatorze que recebeu o selo em MG.
O PQTA é promovido pela Associação dos Notários e registradores do Brasil (Anoreg/BR) e tem por objetivo auditar e premiar os serviços Notariais e de Registro de todo o país que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. O PQTA se baseia na NBR ISSO 9001:2015, que é a norma de gestão da qualidade.
Humanização na prática
Propriedades e pessoas são os dois pilares que sustentam o Registro de Imóveis de Curvelo. A maior parte das pessoas deseja ter a casa própria. Um objetivo que se materializa na compra, na construção, em uma doação ou herança. E o Cartório está presente para garantir o direito à propriedade com a realização do sonho. Tudo isso envolve histórias, famílias, trabalho.
O Registro de Imóveis de Curvelo tem 36 funcionários para buscar soluções para as mais diversas questões relacionadas aos imóveis. Todos atendem os usuários com a máxima atenção, qualidade e segurança jurídica. Uma busca constante pelo cumprimento da legislação, mas sem esquecer que há alguém do outro lado, com expectativas, desejos, interesses. Ou seja, é um serviço feito por pessoas, para pessoas.
O cuidado com as pessoas não fica restrito ao atendimento aos usuários. Há anos, o Registro de Imóveis de Curvelo realiza ações sociais e ambientais, além de promover atividades de promoção de saúde, para beneficiar os colaboradores e os moradores da região.
Internamente, as datas comemorativas tradicionais – como Festa Junina, Dia das Mães, Novembro Azul, Dia da Mulher, Outubro Rosa etc. – são acompanhadas de ações solidárias, que contemplam campanhas de arrecadação de alimentos, fraldas, roupas, entre outros itens. O Lar dos Idosos de Inimutaba é um dos exemplos de instituição já contemplada.
O Cartório também incentiva a doação de sangue e promove a Semana da Saúde e a Campanha de Aferição de Pressão, evidências do cuidado com o bem-estar da equipe e dos usuários. A preocupação em zelar pelo meio ambiente, por sua vez, é constante. Atualmente, 100% do papel descartado pela serventia é doado para reciclagem. Além disso, estima-se que em até 2 anos haja a redução de até 50% no consumo de papel (a redução já está em 20%). Vale lembrar que hoje o Cartório já é 100% digital, podendo prestar os serviços totalmente online, sem que o usuário saia de casa. E melhor: o atendimento se mantém ágil e com a mesma segurança dos processos físicos.
Na vanguarda da preservação do meio ambiente e do consumo sustentável de energia e buscando reduzir a emissão de gás carbônico, em 2018 o Cartório foi uma das primeiras organizações de Curvelo a instalar uma usina de energia fotovoltaica. Nestes cinco anos, estima-se uma redução de aproximadamente 523.879kg de emissão de CO2, o que representa o plantio de cerca de 12.400 árvores ou mais de 15 milhões de km rodados de um carro.
A trajetória é longa, mas um aprendizado ficou desse período: obter conhecimentos nunca é demais. Como aperfeiçoamento contínuo é um dos valores do Registro de Imóveis de Curvelo, a capacitação da equipe é uma das ações que mais se destacam nos últimos 9 anos.
Capacitações
Todas as segundas, terças e quartas-feiras, a equipe do Cartório é incentivada a participar de treinamentos sobre processos internos e questões jurídicas que envolvem a rotina do trabalho. Isso viabiliza a prestação de serviços de excelência, de acordo com a legislação e com o cuidado necessário com os usuários.
A oportunidade de compartilhar informações é algo igualmente enriquecedor. Por isso, a gestão do Cartório também investe na promoção de treinamentos para os profissionais da área. O último treinamento, realizado em fevereiro de 2023 e ministrado pela oficiala Fabiane e pela escrevente Ana Luiza Fernandes Sampaio, foi sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) direcionado para colegas de outros cartórios da comarca.
De acordo com Fabiane, a troca de experiências é uma oportunidade de beneficiar não somente os funcionários, mas também a população. “Quanto mais treinamento melhor é o atendimento e maior é a segurança jurídica do serviço prestado”, explica. Todos os temas novos são tratados em capacitações, com destaque para atualizações legislativas e de normas técnicas. Além disso, quando há oportunidade, são fechadas parcerias com outras entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras, visando ao compartilhamento de conhecimento.